Muitas pessoas ricas moravam em Jerusalém. Elas moravam em belas casas. Vestia roupas luxuosas. Tinham abundância de alimento para comer. Depois de gastarem com o pagamento de sua bela casa, suas roupas luxuosas e o melhor alimento, elas levavam como oferta um pouco do dinheiro que sobrava. Vestidas em suas melhores roupas, elas iam ao templo quando sabiam que muita gente estaria lá. Depois de olharem para todos os lados e notarem que as pessoas estavam olhando para elas, então despejavam seu dinheiro na caixa de ofertas.
As pessoas ricas gostavam de ver os outros se virarem para ver quem estava depositando tanto dinheiro na caixa de ofertas. Isso fazia com que ficassem contentes consigo mesmas. Esperavam que os outros comentassem entre si: “Você viu quanta oferta essa pessoa trouxe? Ela deve ser muito rica e também muito generosa.”
Jesus via aquelas pessoas que levavam oferta tão grande ao templo. E sabia que elas levavam apenas o que estava sobrando depois de comprar todas as coisas que desejavam. Ele sabia que elas não haviam deixado de adquirir uma única coisa a fim de dar uma grande oferta.
Então, Jesus observou mais uma pessoa junto à caixa de ofertas — uma mulher. Ela não vestia roupas bonitas. Seu marido havia morrido, e ela ficara viúva. Muitas vezes, ela ficava sem alimento. Também não tinha dinheiro para comprar roupas novas.
A viúva esperou até que todas as pessoas com suas grandes ofertas tivessem ido embora. Então, também olhou em volta para ver se alguém estava observando. Quando se sentiu segura de que ninguém estava olhando, ela colocou suavemente duas moedinhas na caixa de ofertas e saiu rapidamente.
Mas Jesus a tinha visto. Ele a vira colocar aquelas duas moedas na caixa de ofertas. Ela
tamb ém vira Jesus a observá-la. Enquanto ela se afastava, Jesus disse aos Seus discípulos. “Esta pobre viúva deu mais do que todos os outros. Eles deram dádivas sabendo que não tinham falta de nada. Mas esta pobre viúva deu tudo quanto tinha.”
Dera tudo que tinha para viver! Dera todo o seu dinheiro! Ela não tinha dinheiro para comprar pão para a refeição da noite, porém, não se preocupava. Ao ouvir as palavras de Jesus, “lágrimas de alegria lhe encheram os olhos, ao ver que seu ato era compreendido e apreciado”.* Embora tudo quanto possuísse fosse apenas muito pouquinho — menos do que um centavo — Jesus disse que ela dera mais do que todos os outros, porque ela dera por amor a Deus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário